5 dicas de consumo consciente

5

esse post na verdade é uma continuação/resumo do que foi contei [aqui], com meu formato favorito de comunicação: lista. sem muitas delongas, cinco dicas fáceis, rápidas e indolores pra colocar em prática no seu dia-a-dia e saber que tá comprando melhor e mais consciente (e mais barato até).

mean girls GIF

entra no carro otária, vamos PROBLEMATIZAR COMPRAS

é tudo tão bom que dá pra usar na compra online, na loja de departamento, no brechó e quando fizer troca com as amigas e sair com a certeza que fez boas escolhas.

  • você precisa dessa peça?

aqui só existem duas respostas: sim ou não. se o caminho enveredar pra “ah, mas eu posso precisar pra usar no batizado do filho da minha prima de terceiro grau que mora em ibiúna do sul”, a resposta que você procura é n ã o 🙂

  • essa peça combina com seu guarda-roupa?

não estou falando da sua mobília, por mais que seja muito interessante a ideia de um look que combine com a sua casa RISOS. se a roupa combina com outras roupas e sapatos e acessórios, a probabilidade de você usar mais e fazer bom proveito, é muito maior.

thrift shop shopping GIFcasaco de pelo é mó ideia errada
  • essa peça cabe no seu orçamento?

lindíssima, mas se você comprar vai ferir seu orçamento como o seu orgulho fica ferido quando teu xodó diz “o problema não sou eu, é você”? será que precisa?

  • essa peça reduz o impacto de alguma forma?

é um produto de brechó? ou seja, uma peça que estarei dando uma vida extra e reutilização? a marca que estou comprando tem algum tipo de ação sobre reciclagem, reuso, redução de consumo de água etc?

confused will smith GIF

então menina mas será mesmo???
  • essa peça funciona pro meu momento/corpo?

a gente tem essa mania de comprar peça porque é tendência/tá barato/achou legal e esquece de olhar pro que a gente tá vivendo no momento. interessante comprar um terninho ou uma bota que vai até acima do joelho, mas onde eles se encaixam na sua vida?

nenhum bicho de sete cabeças. na verdade com uma cabeça só – a sua – dá pra resolver todas essas questões bem rapidinho e saber que tá indo pra um caminho com menos impacto negativo no mundo.

Fab 5 Netflix GIF by Queer Eye

tá sentindo? é o cheirinho de sucesso

top, né?
beijo!

sobre o autor

Júlia Duarte

comentar