o curioso caso do maiô que desmancha na água.

o

eu só conheço gente boba, evidentemente. meus amigos não poupam esforços quando o assunto é tratar qualquer assunto com pouca ou nenhuma seriedade e isso me faz uma pessoa muito feliz, porque eles me lembram que dá pra ser leve o tempo todo, sobre todas as coisas. mesmo. se não fosse assim, eu teria me distanciado de muitos temas importantes.

minha relação com informação de moda segue mais ou menos a mesma linha. não gosto da ideia de falar seríssimo e cheio de terminologias complicadas que afastam as pessoas que não têm conhecimento acadêmico na área. sinceramente, não se ganha nada com isso e quando a gente fala em termos reais, as pessoas se interessam pelo assunto. isso acontece até mesmo com meus amigos bobos.

maiô biodegradável blua san andrés
piscany

ainda durante a viagem pra colômbia, usei um maiô muito especial da blua. conheci a marca no instagram e me apaixonei pelos modelos, MAS o que me fez decidir levar a peça pra viagem comigo, foi a história de criação da marca e a composição do maiô.

caso você não saiba – assim como eu também não sabia, veja só – o nylon é feito de um monte de polímeros sintéticos que são tão resistentes, mas tão resistentes que também não são biodegradáveis. isso explica o porque a única maneira daquele seu biquíni de 1992 ser destruído, é com traças comendo. é muito difícil que as peças feitas de nylon se decomponham e aí é que entra o diferencial do meu maiô da blua.

maiô biodegradável blua san andrés

ele é feito em fio de nylon poliamida 6.6 que, QUANDO DESCARTADO em aterros sanitários ou outros ambientes propícios, se decompõe. lembra daqueles meus amigos bobos? então, muitos me perguntaram se usando um maiô biodegradável, ele não ia desmanchar na água. e a resposta é: sim. se ele fosse feito de açúcar, mas é só feito de tecnologia sustentável, então não. bobos.

maiô biodegradável blua san andrés

de uma forma ou de outra, essa conversa existiu entre pessoas que não teriam interesse normalmente no assunto moda sustentável ou ainda maiôs-que-usam-fio-de-nylon-biodegradável. mas a leveza nos nossos papos cria abertura pra falar sobre qualquer assunto de maneira boba e despretensiosa e ainda assim, repassar informação necessária.

 

que a gente sempre consiga encontrar essas alternativas com as pessoas que estão na nossa vida, né?

sobre o autor

Júlia Duarte

pencas comentários (2)